quinta-feira, 6 de junho de 2013

Outros Palcos


São Paulo

Crítica/ A Dama do Mar
 
Quadro vivo de uma máquina onírica
Desde os anos 70, quando Bob Wilson apresentou no Brasil pela primeira vez uma construção cênica que se estabeleceria como uma das linguagens teatrais mais integralmente pessoais da cena contemporânea, que a cada nova vinda (várias vezes a São Paulo, poucas ao Rio) reafirma o caráter fundador da sua expressão artística. Com a quarta montagem em menos de um ano na capital paulista, Wilson está em cartaz no Sesc Pinheiros, com A Dama do Mar, versão de Susan Sontag para o original de Henrik Ibsen, com elenco inteiramente brasileiro. Remontagem do diretor americano, estreada em 1998, o texto simbolista do autor norueguês, revisado pela escritora americana, recebeu o enquadramento aos cânones visuais e sonoros a que são submetidos quaisquer peças que a sua máquina de som e luz, gestos e ruídos, claro e escuro, padronizando-se como narrativa que percorre uma linha do tempo digital. Dos primeiros espetáculos, que introduziram a gramática do diretor, se conservam métodos e modos de ritualizar movimentos e atuações sob rígido desenho, no qual o palco se transforma em quadro vivo, em que o efeito plástico se sobrepõe e redimensiona o dramático. No ano passado, Wilson mostrou A Ópera dos Três Vinténs que  se ajustou com precisa geometria ao balé-performático-minimalista do diretor, da mesma forma que o drama de Ibsen. Em semelhante arcabouço estético, A Dama do Mar é projetada em estrutura visual compacta para alcançar o onírico, redesenhado o sentimento através da fixidez e impermeabilização da imagem. Às palavras correspondem gestos que as dramatizam pela exacerbação, entrecortadas por sonoridade que marca a ruptura das emoções e expostas como componente de um sonho de traços ascéticos. Será que, desta maneira, o texto de Sontag-Ibsen desaparece em detrimento do visual? Talvez, mas é sempre compensador assistir a montagens de Bob Wilson, um dos mais fulgurantes encenadores do século XX.

                                                        macksenr@gmail.com