terça-feira, 15 de maio de 2012

18ª Semana da Temporada 2012


Negros no Centro da Cena

Crítica/ Negra Felicidade
De volta para documentar o passado, fixando o olhar no presente 
Moacir Chaves, diretor de Negra Felicidade, em cartaz no Teatro Serrrador, constrói provocante dramaturgia cênica para levar ao palco documento histórico do século 19, tornando-o material dramático capaz de se sustentar como narrativa. Não é fácil, muito menos simples, fazer esse transporte da frigidez jurídica de um processo, vazado em terminologia própria e com a                 distância de quase dois séculos, para a linguagem teatral que a torne factível como cena e da qual se extraia a indignação provocada pelo divisionismo, preconceito e violência social. É posto para leitura dramática o processo de 1870 da escrava Felicidade, que pleiteia a liberdade, que lhe é concedida de maneira transversa, já que a sentença a obriga a trabalhar, ao lado da mãe, por mais três anos para o mesmo senhor contra o qual foi à justiça. O absurdo do veredicto fica exposto, ressaltado pela descrição dos meandros da legislação que, pela forma como a justiça é distribuída, como acusação ou defesa, revelando bem mais do que o sistema político-social, escravocrata e democrático atual, pretenderiam que o fosse. Talvez por essa razão, a dramaturgia de Chaves amplie o espectro do documento, introduzindo, como quebras narrativas, o extraordinário Sermão de Santo Antônio aos Peixes, do padre Antônio Vieira, trecho retirado de peça de Tchecov e relatório numérico sobre a escravatura. A estrutura narrativa, fria, expositiva, reveladora por si mesma, candente nas entrelinhas, explosiva na indignação, é a própria encenação e daquilo que se alimenta para se fazer teatro, sem o populismo da solidariedade de intenções dirigidas e o protesto gerado pelo politicamente correto. A força do que é dito, nos documentos e na sua transfiguração cênica, está no modo como se volta ao passado para fixar o olhar no presente, na busca de formas não dramáticas para impô-las como tal. A aridez linguística da documentação, em alguns momentos, pode ressaltar a dificuldade de um ator em corporificá-la como interpretação, o que acontece quando reduzida à mera explicitação da palavra, tornando a atuação redundante. Mesmo que a direção intente manter a dinâmica em constante movimentação, estilo (humor, leitura branca, ação subjetiva, emoção, racionalidade) e construção de uma teatralidade a serviço da narrativa. De mais de uma dezena de atores da companhia Alfândega 88, a maioria se mostra integrada ao espírito da montagem, com destaque para a inteligência interpretativa de Elisa Pinheiro, a presença do humor de Peter Boss, a emoção genuína de Edson Cardoso, e para as múltiplas e precisas intervenções de Adriana Seiffert, Mariana Guimarães, Fernando Lopes Lima, Renata Guida, Leonardo Hinckel, Diego Molina, Andy Gercker, Danielle Martins de Farias, Pâmela Coto e Rita Fisher. A sutil solução cenográfica de Fernando Mello da Costa e a música de Tato Taborda complementam essa montagem, aparentemente de recepção menos fácil, mas suficientemente envolvente para trazer o espectador aos porões da intolerância, conduzindo-o por trilhas teatrais que iluminam o esquecido e para o situar naquilo que não quer lembrar.                       


Crítica/ Namíbia, Não!

Recusa de regressar a uma mentira histórica
O texto de Aldri Anunciação, em cartaz no Teatro Glauce Rocha, trata do preconceito, por quem o sofre e de dentro de quem o camufla. Escrito com humor, que se utiliza das relações que a sociedade brasileira mantém com o negro, desde a época escravocrata até as suas derivações hoje, a narrativa se situa em 2016, quando decreto governamental obriga cidadãos de “melanina acentuada” a voltar para a África. A desculpa é a de corrigir “erro histórico” e devolver os descendentes de escravos às suas origens, repondo, deste modo, a dívida social, rifando-os. Esse ponto de partida da trama de Anunciação é tanto mais provocativa quanto põe frente a frente, dois personagens negros socialmente bem situados que se vêem confrontados com a interrupção de suas vidas no país de nascimento, cidadania, identidade e cultura. Como não podem ser capturados dentro de suas casas, afinal, preceito jurídico que deve ser respeitado, proibe invasão de domicílio, serão detidos ao saírem às ruas e exportados para, por exemplo, Namíbia. Mas não, não querem ir para lá, nada há por aquelas terras que os faça lembrar o que são. Aqui é o seu lugar, tão deles quanto de quaisquer outros vindos de onde vierem. É com esta desarrumação identitária que o autor brinca com a platéia sobre o que pensar sobre as questões sociais envolvidas por temas propostos por “leis afirmativas” e em torno da introjeção e acúmulo de intolerância histórica. Se de início, o texto é instigante, o seu desenvolvimento, no entanto, se revela convencional, evidenciando relativa perda de seu domínio pelo autor. Há um excesso nos diálogos, que em certa medida, os fazem repetitivos, não permitindo que a ação avance com maior fluência. O tom verborrágico e a tendência ao discursivo desviam, parcialmente, a condução do humor, deixando que se interponha alguma sisudez, que se mostra fora de lugar, se comparada à idéia original da trama. Lázaro Ramos assina a direção, dando aos atores a prevalência no desenho da montagem. Com cenário de Rodrigo Grota, que sugere pouco a sensação de confinamento, e iluminação de Jorginho de Carvalho, o espetáculo tem em Flávio Bauraqui um ator que confere característica de comediante ao personagem, enquanto Aldri Anunciação tensiona bem mais o seu estudante postulante a um lugar no Instituto Rio Branco.      
   
                                                    macksenr@gmail.com