sábado, 6 de outubro de 2018

Temporada 2018


Crítica/ “Memórias do esquecimento
 
Luz sobre os subterrâneos das lembranças
Outro monólogo. Desta vez, a versão cênica do depoimento de Flávio Tavares, torturado pela ditadura militar brasileira, ato revivido em prisão do regime similar uruguaio, no finai da década de 1960 até a de 1970. O jornalista gaúcho, militante na luta política, banido da sua cidadania, alma roubada da sua utopia, sobrevivente, física e emocionalmente, das investidas contra a sua integridade e das ameaças à sua dignidade, desafia pela escrita, reviver aquilo que lhe parecia incontável. Mais do que denunciam, as descrições da violência e das arbitrariedades de um regime autoritário, as palavras de Flávio alcançam um homem acuado, sem defesas para tentar, sequer, sobreviver. O aniquilamento pretendido pelos algozes, atinge a força vital de quem considera múltiplas as mortes experimentadas nos subterrâneos da repressão e nas catacumbas de si mesmo. O diretor, ator e adaptador (ao lado de Daniela Pereira de Carvalho) Bruce Gomlevsky tratou o material escrito através do formato descritivo de origem. Relato de uma vivência dolorosa, a transcrição cênica segue com fidelidade narrativa o tom expositivo da resenha emocional do preso político. Com o palco do Poeirinha desenhado como uma caixa preta, a presença física do ator é quase estática, com a voz assumindo projeção impositiva, mas mantendo-se em ritmo constante, de poucas relevâncias e em estado de pulsação. Em movimentos curtos e deslocamentos raros, o intérprete é destacado por iluminação de cuidada intervenção de Russinho. O extenso relato, que a fixidez corporal e o diapasão da voz tornam equalizados, sofre quebras dramáticas que na leitura não ocorrem, mas na cena se deixam ver pelas dificuldades que o monodrama impõe. Bruce Gomvlesky enfrenta o desafio de se apropriar, com a precaução do comedimento, das palavras candentes de uma vida sitiada. Vence a batalha em monólogo que foge de intermediações, em busca do frente a frente de um discurso direto.