terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Cenas Curtas


Prêmios 2011 e Revistas dos 50s
Calanga - Chico Rei: indicação pela música de Paulo César Pinheiro
Foram selecionados os finalistas da sexta edição do Prêmio APTR (Associação dos Produtores Teatrais do Rio de Janeiro), referente à temporada 2011. Os vencedores serão  conhecidos em festa no dia 27 de março ( Dia Mundial do Teatro) no Teatro Carlos Gomes. 
autor: Felipe Rocha (Ninguém Falou Que Seria Fácil), Pedro Kosovsky (Outside), Gregório Duvivier e Clarice Falcão (In Box) e Beatriz Sayad e Dani Barros (Estamira)  
direção: Christiane Jatahy (Julia), Gabriel Villela (Crônica da Casa Assassinada), José Wilker (Palácio do Fim), e João Fonseca (R & J de Shakespeare)
ator: Charles Fricks (O Filho Eterno), Gilberto Gawronski (Ato de Comunhão), José Mayer (Um Violinista no Telhado) e Thiago Abravanel (Tim Maia) e Rodrigo Pandolfo (R& J de Shakespeare)
atriz: Dani Barros (Estamira), Vera Holtz (Palácio do Fim), Cláudia Netto (Judy Garland O Fim do Arco-Íris) e Débora Olivieri (Rosa)
ator coadjuvante: Rafael Primot (Inverno da Luz Vermelha), Gracindo Jr. (Judy Garland O Fim do Arco-Íris), Jorge Caetano (Outside) e Pablo Sanábio (R&J de Shakespeare)
atriz coadjuvante: Analu Prestes (Um Dia Como Os Outros), e Fabiana Gugli (34 Degraus)
cenografia: Márcio Vinicius (Crônica da Casa Assassinada), Marcelo Lipiani (Julia), Daniela Thomas (Inverno da Luz Vermelha) e Flávio Graf (Outside)
figurino: Emília Duncan (A Escola do Escândalo), Flávio Graf (Outside), Marcelo Pies (Um Violinista no Telhado) e Gabriel Villela (Crônica da Casa Assassinada)
iluminação: Maneco Quinderé (Palácio do Fim), Domingos Quintiiano (Crônica da Casa Assassinada), Fernanda Mantovani (Breve Encontro) e Paulo César Medeiros (Um Violinista no Telhado)
música: Liliane Secco (direção musical de 4 Faces do Amor), Paulo César Pinheiro (Calanga – Chico Rei), Marcelo Alonso Neves (Palácio do Fim) e Felipe Storino (Outside)
categoria especial: 60 Anos de O Tablado, Sérgio Fonta, autor do livro Rubens Corrêa - Um Salto Para Dentro da Luz,, e Márcia Rubin conjunto de trabalhos de preparação corporal , e o projeto Gamboa à Vista.
espetáculos: R&J de Shakespeare, Palácio do Fim, Um Violinista no Telhado e Estamira

Oscarito
Muié Macho Sim Sinhô (1951)
Programa da Cia Walter Pinto
A Funarte está lançando o livro Iconografia Teatral de Walter Pinto e Eugénio Salvador, de Filomena Chiaradia, que reúne em fotografias, reprodução de programas e páginas de publicações semanais, acervo de produções do inovador da revista à brasileira nos anos 50, e da companhia do ator português. Concentrando nesta década e em algumas montagens que ocuparam os teatros Recreio, na Praça Tiradentes, no Rio, e do Parque Meyer, em Lisboa, no período, a autora estuda a iconografia das revistas, não registrando somente as cenas de apoteose e os cenários grandiosos, como também os bastidores, com fotos do trabalho dos cenotécnicos, e até mesmo planta das salas de espetáculos. É possível, também, encontrar Oscarito cercado por girls, reportagem de O Cruzeiro, de 1950, noticiando a ameaça de incêndio ao Recreio, e Virginia Lane exibindo suas jóias. Filomena Chiaradia utiliza como abertura do primeiro capítulo do livro, citação de Susan Sontag, que resume o espírito da obra: “Fotos que transformam o passado em objeto de consumo configuram atalho. Qualquer coleção de fotos é um exercício de montagem surrealista e a sinopse surrealista da história.”

                                                  macksenr@gmail.com